quarta-feira, 25 de abril de 2018

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 15,1-8 - 02.05.2018

Liturgia Diária

DIA 2 – QUARTA-FEIRA   
SANTO ATANÁSIO – BISPO E DOUTOR DA IGREJA

(branco – ofício da memória)

Atanásio (Egito, 295-373), bispo de Alexandria e corajoso defensor da doutrina cristã, transformava os exílios que sofria em inspiração para novos tratados teológicos. Celebrando a memória deste que é um dos quatro grandes doutores da Igreja oriental, pedimos a graça de, imitando seus passos, crescer na adesão aos ensinamentos do Senhor.

Evangelho: João 15,1-8

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João

– Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

– Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/

Reflexão - Evangelho: João 15,1-8
“Eu sou a verdadeira Videira e meu Pai é o agricultor.”

No Evangelho de hoje, podemos ver que Jesus nos afirma: “Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor.” (Jo 15,1) Esta imagem da videira ajuda-nos entender a importância de permanecer unidos a Jesus, pois só podemos dar bons frutos se permanecermos unidos a grande videira dos filhos de Deus. Aqueles que permanecem em comunhão com Jesus são aqueles que produzem bons e abundantes frutos. Não estar em comunhão com o Senhor é correr o risco de se secar e ser cortado fora da videira. O julgamento não será feito a partir de obras grandiosas, mas naquilo que mais importa a Jesus: o amor! Devemos dar frutos pelo amor, pois Ele mesmo diz:“Ninguém tem maior amor do que aquele dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,13).

Devemos assumir estas palavras do Senhor Jesus, defendendo os mais indefesos e marginalizados e trazendo-os para a fonte dessa videira.

Com isso, uma grande garantia é concedida aos que permanecem unidos à Sua Palavra: “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós o tereis.” (Jo 15, 7).

Fonte http://franciscanos.org.br/


JESUS, A VIDEIRA Jo 15,1-8
HOMILIA

Podemos fazer coisas boas e maravilhosas humanamente falando. Mas a verdadeira bondade, que nos projeta na santidade de vida só a encontramos naquele que passou por este mundo fazendo o bem! Ele hoje nos chama a seguir as suas pegadas. Jesus se auto-proclama a videira cujo dono é o seu Pai. Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.  Existe uma estreita relação entre a simples árvore e o lavrador, ou seja, o dono. Ele trata dela com muitos cuidados esperando que no devido tempo possa dar uvas que produzam o delicioso vinho.

A metáfora que Jesus usa neste evangelho quer realçar primeiro a intima relação d’Ele com o seu Pai e depois a nossa ligação com Ele. Somos chamados a estar ligados, enxertados n’Ele para que possamos dar frutos.

A íntima inserção dos ramos no tronco da videira é uma sugestiva imagem da unidade entre os discípulos e Jesus.

Dar fruto é o grande desafio. Não nos podemos conformar com uma paz aparente, só de “sombra e água fresca”, onde a falta de coragem abunda decididamente! Somos conhecidos pelos frutos que damos! E cada um de nós – a responsabilidade é individual! Por vezes temos tendência a delegar a função de “fazer discípulos”, de “pregar o bem”, de “dar fruto”, somente aos que, duma forma generosa e mais aberta, consagraram a sua vida a Deus. Mas não foi isso que Jesus disse! Jesus foi taxativo.

Todos os ramos desta Videira devem produzir os mesmos frutos, os bons frutos. O prolongamento desta Videira Verdadeira não pode produzir maus frutos. A não ser que sejam maus ramos! Estes ramos têm que ser cortados e lançados ao fogo, pois os ramos da videira Jesus não podem, de forma alguma, produzir frutos ruins, nem tão-pouco ser estéreis. Os ramos que produzem o fruto ruim vêm de outra videira. Pergunto-te. Que tipo de frutos tens dado ao teu pai, mãe, esposa, esposo, filho, filha, vizinho, colega? Em que tipo de videira enxertado (a)?  Você viu. Por haver uma relação indivisível entre Jesus e o Pai, Ele passou por este mundo fazendo o bem. Porque Deus é o sumo bem sua essência é a Bondade Seu filho não poderia ser outra coisa! Sê tu também um com Cristo e produzirás frutos bons.

Pai reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim.

Fonte https://homilia.cancaonova.com/


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário